Além de muito queridos e de serem uma ótima companhia, os animais têm se mostrado excelentes terapeutas. A Terapia Assistida por Animais, comumente chamada de “Pet terapia”, tem sido cada vez mais empregada em hospitais, asilos, casas de recuperação e afins, popularizando-se tanto pela comprovação de sua eficácia, quanto por propiciar um momento de diversão e relaxamento com as pessoas.
Ou seja, muitos animais podem ser mais do que companheiros. Eles podem atuar como importantes mediadores e facilitadores no tratamento de pessoas que passam por reabilitações físicas, emocionais e sociais.
A partir desses conceitos, no ano de 2014, surgiu o Movimento pela Interação Animal (MIA). O MIA surgiu de uma proposta de interdisciplinaridade chamada “projeto Veterinário do Bem”, ligada às disciplinas de Bem-Estar Animal e Sociologia, ministradas aos acadêmicos do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária do Campus Araquari.
Inicialmente, o MIA contava com apenas cinco voluntários, trabalhando apenas com idosos. Após algum tempo, multiplicou-se a ideia e também o número de pessoas colaborando com o projeto, o que proporcionou a possibilidade de estender o trabalho também ao público infantil.
Essa interação Humano-Animal auxilia, principalmente, no desenvolvimento da autoestima e da autoconfiança, além de promover uma melhor socialização dos envolvidos. Observa-se, ainda, um avanço na preservação da memória dos pacientes, além de uma significativa contribuição na diminuição dos sintomas de ansiedade.
_
MOVIMENTO PELA INTERAÇÃO ANIMAL – MIA
Atualmente, o MIA possui uma equipe multidisciplinar, contendo aproximadamente 40 voluntários, e se dedica constantemente ao estudo e preparação prévia de todas as sessões, conforme a especificidade do local a ser atendido, dos pacientes, e dos animais que farão parte da ação, que podem ser cães, gatos e calopsita.
Para participar das atividades, os requisitos referentes aos cães envolvem o teste de dessensibilização, realizado pelo Jorge M. Rosa, da Dog’s World, parceiro do projeto em Joinville, microchipagaem e certificação pelo adestrador. Já os gatos e animais silvestres, são testados e avaliados pela equipe encarregada do próprio MIA.
Quando preparados para uma sessão, todos os animais são previamente higienizados, tendo suas unhas aparadas, além de se apresentarem hígidos para participarem das ações. Também é feito o controle vacinal e parasitário de todos os co-terapeutas. Além deste cuidado, a equipe está sempre buscando por maiores atualizações e especializações, inclusive na escolha de novos animais, para melhor atender às demandas que chegam ao projeto.
Assim, o MIA hoje desenvolve Intervenções Assistidas por Animais, entre elas, a terapia e a atividade assistida, principalmente, atuando nas seguintes frentes:
- Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, em Joinville: recebe atividades do projeto quinzenalmente, em todas as alas hospitalares, incluindo a Psiquiatria, ala recentemente liberada à pedido da equipe médica do hospital. Neste local, é trabalhada a atividade assistida com a cadela Kyra, e, atualmente, um novo cãoterapeuta, o Adam, está sendo treinado e já atua em período de adaptação. Para participar dessas ações, além de todos os cuidados anteriormente citados, os cães precisam passar por exames mensais que atestam a ausência de sete bactérias super-resistentes, tomar banho imediatamente antes das sessões e, somente pisar no chão dentro do hospital.
- O Lar de idosos São Paulo Apóstolo, em São Francisco do Sul: recebe, quinzenalmente, a terapia assistida com os felinos (Mia, Léo e Jessie), direcionada a duas residentes. O projeto também possui um calendário anual de ações nessa instituição, na qual são promovidas interações entre os voluntários, cães, corpo técnico e os demais residentes da instituição (que se disponibilizarem a participar).
- O MIA promove ainda algumas ações específicas na APAE de São Francisco do Sul, com atividades assistidas envolvendo vários cães juntamente com seus donos voluntários.
O MIA, um projeto 100% IFC Araquari vem se estruturando e ganhando cada vez mais espaço e adeptos, ultrapassando fronteiras ao promover ações que auxiliam a comunidade e proporcionam melhor qualidade de vida para inúmeras pessoas.
Para saber mais sobre as atividades realizadas por esse projeto, conhecer membros, ou entrar em contato, curta a página do MIA no Facebook: facebook.com/contatomia.